Assim como em outras fórmulas e produtos, o ácido hialurônico (AH) não se restringe a apenas um tipo. É possível encontrá-lo no mercado na forma injetável ou como hidratantes que são aplicados diretamente na pele. Ou seja: facilidade e comodidade de uso para você!¹
Ainda assim, as dúvidas sobre a sua indicação e uso são inúmeras. No primeiro momento, porém, é preciso entender que o AH é responsável por fornecer as seguintes características, ideais para diversas situações e partes do corpo:
- Volume;
- Sustentação;
- Hidratação;
- Elasticidade.²
Diferenciais vão além da aplicação
Com isso em mente, agora é o momento de dividir as funções de cada um e entender a qual tipo recorrer em cada caso.
Os dermocosméticos, de uso tópico são voltados para a retenção de água, mantendo, assim, a umidade natural e protegendo os tecidos do ressecamento¹.
São, portanto, indispensáveis para lidar com as intempéries do dia a dia - seja a poluição, a temperatura, a utilização de ar-condicionado ou outras questões externas que possam comprometer a saúde e a beleza da pele. É o caso dos cremes de hidratação da linha Cetaphil®. Nesses casos, também há diferenciação para cada tipo de pele: normal, seca ou com maior incidência de acne.³
Já os injetáveis são responsáveis por aprimorar a qualidade da pele de uma forma mais ampla. Além de preencher déficits de volume, também podem corrigir aquela ruga indesejável ou melhorar o contorno facial.¹
Também é importante notar que, dentro dessa própria categoria, ainda existem diferenças dos produtos e seus objetivos. O Restylane® Skinboosters™, por exemplo, é voltado para a hidratação e melhorias no aspecto da pele. Ou seja, tem similaridades com o Cetaphil®, mas se destaca por chegar nas camadas mais profundas da pele. Com isso, ele consegue aumentar de maneira gradual a elasticidade, assim como melhorar a aspereza e reduzir o aparecimento de linhas finas e outras imperfeições, como as cicatrizes de acne.
Os demais produtos da linha Restylane® são indicados para preencher linhas e rugas, recuperar o volume perdido com o envelhecimento e retomar, assim, a aparência jovem (Restylane® Fynesse™, Restylane® Refyne™, Restylane® e Restylane® Volyme™) ou melhorar a aparência criando harmonia e equilíbrio, além de aprimorar a forma e o contorno (Restylane® Defyne™, Restylane® Lyft™, Restylane® Kysse™).⁴
Ou seja, ambos têm benefícios que não podem ser ignorados, pois têm funções diferentes. Nesse aspecto, é preciso entender também que em um você terá liberdade de aplicação própria, enquanto o outro deverá ser ministrado somente por um especialista em uma ou mais sessões.
Inclusive, é possível afirmar que a utilização pode ser feita de forma complementar: através da utilização diária do dermocosmético indicado em conjunto com idas ao especialista para aplicações periódicas, o brilho e a jovialidade que tanto deseja podem ser conseguidos mais facilmente, assim como sua permanência prolongada.
A prescrição de ambos, porém, deve ser feita por profissional qualificado que acompanha o caso. Mas poder contar com as duas opções é um alívio para a comodidade.
FONTES:
¹ Vídeo
² FERREIRA, Natália Ribeiro; CAPOBIANCO, M. P. Uso do ácido hialurônico na prevenção do envelhecimento facial. Revista Cientifica UNILAGO, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2016.
³ https://www.cetaphil.com.br/products/Hidrata%C3%A7%C3%A3o
⁴ http://www.galderma.com/restylane