Por muitos anos, os tratamentos estéticos com preenchedores estavam focados apenas em adicionar volume aos lábios e bochechas. Afinal, as demandas dos pacientes se voltavam quase exclusivamente para essas áreas e, com isso, a linha da mandíbula foi quase negligenciada.
Porém, ao longo dos últimos anos, temos visto uma verdadeira mudança nesse cenário, fazendo com que essa parte da face ganhasse mais foco. A lógica é que os sinais do envelhecimento são mais pronunciados na parte inferior do rosto. E, para minimizá-los e ter um rejuvenescimento facial, é fundamental tratar a área.
Um contorno mais marcado está associado à juventude
Existem várias razões pelas quais essa região inferior do rosto entrou em foco. Em primeiro lugar, o visual mais marcado é um ideal de beleza entre homens e mulheres. Hoje em dia, muitas pessoas ainda novas solicitam preenchimentos no local para refinar a aparência e trazer todo o seu potencial de beleza.
Em segundo lugar, uma linha mais marcada está associada a uma aparência jovem. Já uma menos definida ou flácida, está relacionada à idade avançada. Afinal, com o envelhecimento, o contorno geralmente perde sua nitidez, devido à reabsorção óssea e à perda de volume facial.
Além disso, o aumento do foco na parte inferior do rosto é sobre equilíbrio e personalização. Um foco apenas no terço médio em tratamentos estéticos pode gerar uma face desequilibrada. A forma da linha da mandíbula e do queixo pode fazer uma grande diferença em nossa aparência geral.
Os efeitos do envelhecimento
Um contorno facial menos definido e com sinais de flacidez são características típicas do envelhecimento nessa região. Um dos motivos é a reabsorção óssea, como mencionado anteriormente. Isso porque são os ossos do rosto que dão suporte e determinam a sua aparência. Isso normalmente é visível nessa área mandibular, pois o ângulo dela - ou a parte posterior - se torna menos definido.
A papada é outra causa de um contorno que apresenta flacidez. O problema é complexo e causado por vários fatores relacionados, principalmente, à gravidade em combinação com uma pele menos firme e elástica. Compartimentos de gordura das bochechas mudam de posição e tem impacto no contorno do terço inferior do rosto. Combinado com a reabsorção óssea, o resultado é a perda de sua nitidez.
Dessa forma, podemos destacar os seguintes efeitos do envelhecimento no local:
- Reabsorção óssea, principalmente na parte posterior;
- Flacidez;
- Descida dos compartimentos de gordura das bochechas.
Tratamentos estéticos com preenchedores podem melhorar o contorno mandibular
Com o avanço dos tratamentos estéticos, atualmente existem diversas formas em tratar um contorno do rosto flácido. Até pouco tempo atrás, o tratamento dessa região era feito através de cirurgia. Entretanto, graças a evolução do mercado de estética, hoje é possível recuperar a região da mandíbula de uma forma menos invasiva com o uso de preenchedores de ácido hialurônico.
Confira como os tratamentos estéticos são capazes de redefinir os contornos do rosto.
Diferenças entre homens e mulheres
Qualquer tratamento estético deve ser feito considerando as preferências e características individuais do paciente. No entanto, se você estiver considerando realizar um procedimento na região da linha da mandíbula, é importante que você saiba que existe diferença de formatos mandibulares entre homens e mulheres.
Um contorno do rosto bem definido é visto como atraente em homens e em mulheres dá uma aparência jovem. Além disso, os homens em geral apresentam rostos com mais ângulos, mandíbula e queixo mais largos, enquanto as mulheres têm características faciais mais suaves com rostos em formato de coração.
Resultados duradouros para aparência jovem
O uso de preenchedores de ácido hialurônico, como os da linha Restylane, vem sendo cada vez mais utilizados para o tratamento da linha da mandíbula com o objetivo de restaurar o contorno facial, deixando a região mais definida e dando uma aparência mais jovem ao paciente. Os resultados do tratamento podem durar de 6 meses até 2 anos.
Lembre-se: procure sempre um especialista antes de realizar qualquer tratamento estético. Ele saberá o que é melhor para você!
Abril/2021 BR-OTH-2100099