O envelhecimento deixa marcas evidentes na pele. Isso acontece porque, “conforme o tempo avança, os componentes da derme e da epiderme vão atrofiando”, de acordo com artigo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.¹ O resultado é a flacidez e, consequentemente, as rugas.
O rosto é a região dominada pelas marcas de expressão. Porém, elas acabam aparecendo em áreas específicas, como ao redor dos olhos e da boca. Mas por qual motivo isso acontece justamente nesses locais?
“Geralmente são locais onde a pele é mais fina e sofre mais com o processo de flacidez da pele e o movimento constante da musculatura”, afirma a Dra. Mamy Honda (CRM-SP 130616), dermatologista.
Aproveite e conheça os diferentes tipos de rugas.
Fatores externos e internos favorecem o aparecimento das rugas
Porém, não é apenas o envelhecimento que pode ser responsabilizado pelo aparecimento das rugas. Ainda de acordo com a especialista, existem outros aspectos que devem ser considerados.
“Dentre os fatores internos, podemos listar a predisposição genética, os tipos de pele e o padrão de envelhecimento; já externos, temos os hábitos de vida, a exposição à radiação solar e até o tabagismo”, explica.
Para amenizar as marcas de expressão que tanto incomodam, a Dra. Mamy aconselha o uso de procedimentos estéticos. De acordo com ela, é possível utilizar soluções que melhoram a flacidez e qualidade da pele, além de um produto específico que bloqueia temporariamente a musculatura, reduzindo o movimento constante que causa mais rugas: o neuromodulador.
Conheça a combinação de tratamentos da Galderma Aesthetics recomendada para cuidar das rugas.
Além dele, existem outras opções no mercado. A utilização de procedimentos estéticos é indicada não apenas para as rugas, mas para um envelhecimento da pele mais suave. E, o melhor, eles podem oferecer um resultado natural, sem exageros. A dermatologista diz como isso acontece:
“Realizando procedimentos estéticos com produtos adequados, como a linha Restylane®, com a qual podemos individualizar o tratamento e aplicar cada tipo de produto em um determinado local e tipo de pele. Também é possível associar com o bioestimulador de colágeno, o Sculptra®, melhorando a flacidez da pele, proporcionando efeito lifting facial de forma mais natural”, explica.
A especialista ainda aconselha sobre o exagero. De acordo com ela, procurar bons profissionais que conhecem os produtos, a anatomia local e as técnicas de injeção é indispensável.
Fale com o seu especialista sobre os aspectos que te incomodam, como as rugas, e trace, com ele, as melhores estratégias de tratamento.
10/2021 BR-OTH-2100266