À medida que ficamos mais velhos, é normal que algumas partes do nosso corpo apresentem flacidez de pele e outros sinais de envelhecimento, principalmente se não houve cuidados preventivos durante a juventude. Esse processo é devido à diminuição de uma proteína muito importante para o organismo, o colágeno.
O colágeno é uma proteína, presente em grande quantidade no nosso corpo e corresponde a 30% do total de proteínas do organismo. Existem vários tipos de colágeno, cada um responsável por desenvolver uma função específica.
Dentre as diversas funções que essa proteína possui, podemos citar a proteção de outros tecidos menos resistentes e o auxílio da sua conexão com o esqueleto. Além disso, o colágeno contribui para a elasticidade e a resistência da pele, para a saúde das unhas e dos cabelos, sendo também responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo.
Em média, a partir dos 30 anos, o organismo começa a passar por um processo natural de degradação das fibras de colágeno e elastina, o que dá início ao processo de envelhecimento cutâneo, potencializado também por fatores externos, como a dieta, a ação dos radicais livres, a radiação solar e a poluição, ao aparecimento das rugas, flacidez, sulcos e alterações da textura da pele.
Mesmo sendo inevitável a perda dessa proteína, hoje em dia existem algumas substâncias que podem ajudar o nosso organismo a repor a quantidade de colágeno perdida, os chamados bioestimuladores. O Sculptra®, da Galderma Aesthetics, é um dos produtos disponíveis no mercado, e é composto pelo ácido Poli-L-Lático, que é biocompatível com o corpo humano, sendo absorvido pelo organismo ao longo do tempo.
Além disso, com essa mesma substância, também pode ser feita uma aplicação preventiva para criação de uma poupança de colágeno e, através da reserva dessa proteína, ter uma pele firme e jovem por mais tempo.
Set.2020 BR/OTH/0461/0920