A hiperidrose é uma condição que afeta uma porcentagem considerável da população, e pode ocasionar constrangimentos no cotidiano de uma pessoa. Além disso, o estado emocional pode acabar piorando o processo da sudorese e aumentando a ansiedade, o que gera um ciclo vicioso contra a tranquilidade emocional da pessoa, tornando o convívio social embaraçoso.
A hiperidrose é caracterizada pelo suor excessivo em uma ou várias partes do corpo, mesmo que a pessoa esteja em repouso ou com a temperatura normal. As áreas do corpo que apresentam um número maior de glândulas sudoríparas são mais afetadas por essa condição médica. Os principais locais atingidos são:
- As mãos;
- As axilas;
- Os pés;
- Sob as mamas;
- O rosto;
- O couro cabeludo;
- A região pubiana.
Existem dois tipos de hiperidrose, a primária e a secundária. A primária é relacionada ao fator genético e se manifesta, geralmente, no início da infância ou adolescência. Já a secundária aparece devido a fatores externos, como efeitos colaterais de algumas medicações ou em decorrência de doenças como hipertireoidismo, diabetes, obesidade e alterações hormonais.
A hiperidrose em si não afeta somente as glândulas sudoríparas, mas também o psicológico da pessoa devido a constrangimentos sociais relacionados a gestos simples como, por exemplo, cumprimentar alguém com as mãos, molhar algum papel quando for pegá-lo e até mesmo as manchas que surgem nas roupas debaixo dos braços. Todos esses fatores fazem a pessoa se isolar cada vez mais do convívio social ou ficar mais retraída por ter vergonha desse problema.
Mesmo sendo uma doença que afeta a vida de diversas maneiras negativas, algumas ações simples podem dar mais segurança e ajudar a melhorar a qualidade de vida como, por exemplo, o uso de antitranspirantes, vestir roupas de tecidos naturais, evitar roupas justas e dar preferência pelas cores mais claras. No caso das mulheres, o uso de maquiagens à prova d’água pode ajudar a amenizar parte do problema e fazer a maquiagem durar mais tempo.
Hoje em dia, existem diversos tratamentos específicos para a sudorese excessiva disponíveis no mercado e, com o auxílio e a orientação de um profissional especializado, é possível identificar o melhor tratamento para cada pessoa, iniciando-se, assim, o processo de retomada da qualidade de vida e da autoestima.
Set.2020 BR/OTH/0460/0920